Pesquisa busca mostrar diferença entre depressão e tristeza

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

Acolher sem julgar! Este é o nome do projeto desenvolvido por um grupo de estudantes de Psicologia da Unicambury, de Goiânia. O objetivo é mostrar a diferença entre tristeza e depressão, além de orientar as pessoas para o devido tratamento. A tristeza é um sentimento que tem acometido muita gente desde o início da pandemia, mas passa em um determinado momento. 

Já a depressão é uma doença psíquica que pode chegar sem aviso ou motivo aparente e vai além de um sentimento ou estado melancólico.  “Ainda existe preconceito em relação à depressão e muitas pessoas estão sendo acometidas pela doença neste momento de pandemia e queremos ajudá-las”, explica Raquel Nuevo, estudante de Psicologia que faz parte do grupo de estudo. A pesquisa sobre Depressão: Acolher sem julgar está disponível aqui. 

“Esta pesquisa visa desmistificar e conscientizar a população sobre a depressão, que leva a pessoa a um estado de apatia, desânimo para fazer coisas que antes tinha prazer”, informa a estudante. Todas as informações da pesquisa são mantidas em sigilo e o grupo ainda disponibiliza o número do WhatsApp (62) 99288 6941 para os casos onde a pessoa, ao responder o questionário, sinta a necessidade de ter ajuda por conta de sofrimento.

Raquel Nuevo explica que o desânimo para fazer coisas que antes davam prazer pode ser o gatilho que leva a pessoa para a depressão. “Se a pessoa está triste há meses, e vai perdendo a vontade de fazer coisas, se isola, pode ser depressão e tem tratamento. A pessoa não precisa sofrer”, diz.

No dia 19 de junho às 9h29, o grupo da pesquisa Acolher sem Julgar! vai fazer um trabalho presencial no Parque Areião, no Setor Bela Vista em Goiânia, com distribuição de folhetos explicando as diferenças entre tristeza e depressão, além de indicar local onde a pessoa pode fazer o tratamento de forma gratuita.

Raquel lembra que exercícios físicos, seja andar no parque, andar de bicicleta, correr, dançar ativam o que chamamos de hormônio da felicidade, a serotonina. E tomar sol também ajuda muito porque estimula a produção de Vitamina D no corpo e contribui para melhor o ânimo.

ÚLTIMAS

Ummix Super Rede 2018 a 2020 - Direitos Reservados