Eleições 2020: Pesquisa aponta polarização eleitoral em Pires do Rio

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

Divulgada ao vivo por rádio e nas redes sociais, a Pesquisa Rádio Rio 92,1 FM / Ummix Super Rede revela primeiro levantamento do quadro político para as eleições de 2020 em Pires do Rio. Intenção de voto para prefeito, bem como rejeição, entre outros pontos estão presentes no levantamento feito pelo instituto Directa Pesquisas, que tem margem de erro de 3,9% para mais e para menos. Foram ouvidos 351 eleitores da cidade, no mês de julho.

Em todos os cenários apontados, a disputa eleitoral aparece polarizada entre a ex-prefeita Cida Tomazini e o empresário Hugo do Laticínio. Na intenção de votos estimulada, Cida Tomazini está com 29,34% e Hugo do Laticínio está com 23,08%. Na terceira colocação, aparece o pré-candidato Dr. Hamilton Cunha, com 11,97%. Em seguida estão Amélia (5,98%), Paulo Hoff (4,83%) e a atual prefeita Cleide Veloso (2,56%). 

 

Ver essa foto no Instagram

 

Uma publicação compartilhada por Ummix Super Rede (@ummixsuperrede) em


Para o pesquisador Leandro Borges, professor na PUC Goiás e UNIP, a pesquisa capta um sentimento de ruptura por parte da população. “As pessoas querem mudança, há um anseio por renovação”, afirmou ele em entrevista ao vivo à Rádio 92,1 FM e Ummix Super Rede. No cenário pesquisa espontânea, Cida Tomazini está com 14,25%, Hugo do Laticínio 11,11% e Dr. Hamilton Cunha com 3,70%, entre outros candidatos que pontuaram menos.

A pesquisa traz também o resultado de rejeição. No topo está a atual prefeita Cleide Veloso (22,51%), seguida da ex-prefeita Cida Tomazini (12,82%). Na terceira colocação, entre os mais rejeitados, está Dr. Hamilton Cunha com 5,88%.

Avaliação dos governos federal e estadual

A população de Pires do Rio, na “Pesquisa Rio 92,1 FM / Ummix Super Rede”, também opinou sobre as atuais gestões. Superando as expectativas nacionais, que já apontam melhoria na popularidade do presidente da República, 63% dos entrevistados avaliam positivamente a administração do governo Jair Bolsonaro. Para 31,62% de Pires do Rio, o governo federal faz um bom trabalho. Para 18,23% a avaliação é regular positiva, para 15,67% é regular negativa e para 13,99% a gestão está excelente.

Em entrevista, o deputado federal Francisco Júnior (PSD) destaca uma mudança no relacionamento do governo com a população causada pelo auxílio emergencial. “No meio de disputas ideológicas, teve algo muito concreto que mexeu com a população, que foi colocar comida na mesa de quem mais precisa. Tenho certeza que isso também mexeu com as estruturas na avaliação de Pires do Rio”, opinou.

O Governo de Goiás também é bem avaliado em Pires do Rio.  O índice de aprovação chegou a 49% dos entrevistados. Estratificado em 28,77% avaliam a atual administração como boa. 17,95% como regular positiva, 17,09% como regular negativa. 

Demandas sociais

Saúde é o principal problema social apontado pela população de Pires do Rio, de acordo com a pesquisa  “Rádio Rio 92,1 FM / Ummix Super Rede”.  58,97% dos entrevistados responderam isso ao serem questionados sobre “melhorias no bairro ou cidade necessárias para a qualidade de vida”. “Essa acaba se tornando uma área da sociedade proeminente no momento de pandemia mundial. E é motivo de crítica da população em todo território nacional.”, comenta o professor Leandro Borges. Outros problemas detectados são asfalto (13,68%) e geração de emprego (9,12%).

ÚLTIMAS

Ummix Super Rede 2018 a 2020 - Direitos Reservados